Uma delegação de ginastas de Trampolim e treinadores de Contagem integram a delegação brasileira que seguiu no dia 5 para a cidade de Cochabamba, na Bolívia, para disputar o Campeonato Sul Americano de Ginástica de Trampolim.
As representantes na competição por seleções de Contagem são: Lorrane Sampaio na categoria Elite e João Francisco e Luara Rezende na categoria Júnior, ainda na competição de clubes que engloba idades entre 9 e 18 anos. Ginastas de Contagem treinaram para esta competição nesta semana no ginásio do Centro Social Urbano (CSU/Eldorado) onde é desenvolvido o projeto Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Contagem que tem o patrocínio da empresa Arcelor Mittal e Arames Beckaert, pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
A equipe retorna para Contagem no dia 10, próxima segunda-feira. Segundo informou a coordenadora do Projeto Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Contagem, Cristina Tropia, são esperados grandes resultados neste campeonato que, nos demais anos, sempre resultou em excelentes colocações dos contagenses.
Ao visitar os ginastas na última terça-feira (4), o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), Adriano Faria, cumprimentou-os desejando sucesso no Sul Americano. “Temos orgulho do projeto e desta equipe de ginastas que nos brinda com colocações e medalhas em tantos torneios e campeonatos brasileiros e mundiais. Estamos aguardando o retorno de vocês, torcendo por mais uma performance de vitórias”, externou Adriano, ao informar que o projeto não é só de participação em significativas competições com vitórias e medalhas, mas carrega um importante aspecto social de oportunizar crianças de variadas faixas etárias e níveis sociais a praticar um esporte.
Uma das apresentações de grande expectativa será da ginasta de Contagem, Gabriela Cordeiro, 9 anos, atual campeã brasileira na categoria pré-infantil, que viajou pela primeira vez para fora do país em busca de um lugar no pódio.
Apoio dos pais
No intervalo do treino, sob o olhar orgulhoso da mãe, Elaine Alves Rodrigues, Gabriela Cordeiro disse que está animada com a competição. “Estou aqui no projeto deste os seis anos e minha categoria é o trampolim individual, fase dos saltos duplos”, informou ela que estuda na Escola M. Maria Olinta.
Já a sua mãe, Elaine, disse que acompanha a filha todos os dias de treino no projeto, leva marmita do restaurante popular do Eldorado, para que Gabriela e os outros atletas possam almoçar e seguir para a escola, no turno da tarde. “Minha outra filha, Maria Eduarda, também é esportista aqui em Contagem, jogando no clube Esporte Contagem de Futsal Feminino”, disse ela que deixou de trabalhar para apoiar e acompanhar as filhas esportistas, juntamente com o marido.